Eduardo Ramos
O tempo fechado e a previsão de chuva não impediu a ida das pessoas até as ruas para agradecer e louvar. A Marcha para Jesus é um evento internacional que ocorre há 43 anos, realizado por inúmeras denominações evangélicas. Neste ano, a 22° edição do evento em Santa Maria ocorreu na semana de aniversário da cidade, e teve a apresentação de bandas de igrejas locais e ministração de uma mensagem evangelística, com o tema Recomeçar.
O evento teve a Gare da Viação Férrea como ponto de partida, que serviu como ponto de encontro para os participantes, que desde às 15h já estavam no local. A caminhada teve início por volta de 17h, onde os fiéis percorreram as vias do centro da cidade, como a Avenida Rio Branco, Rua do Acampamento e Riachuelo. A edição marca a volta do evento, que foi suspenso nos últimos dois anos, devido À pandemia de Covid-19. A organização da Marcha para Jesus requer uma infraestrutura adequada e conta com a mobilização da Brigada Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Trânsito e ambulância móvel.
MOMENTO PARA AGRADECER E GLORIFICAR
A alegria de retomar o formato original da Marcha era um sentimento de todos presentes no local. Mateus Rocatto, 36 anos, é empresário e um dos responsáveis pela organização do evento há mais de cinco anos. Para ele, a alegria de ver o público animado, adorando Deus, é imensurável.
– Hoje, nós celebramos Jesus, oramos pela cidade, estado, nação, família. Durante a nossa caminhada, vamos distribuir gritos de paz e amor.
Apesar de reunir grande parcela da comunidade cristã, fiéis de outras religiões também são bem-vindos. O intuito é reunir pessoas de diferentes igrejas e doutrinas, e tem como objetivo espalhar o amor de Cristo a todos. Durante o percurso, o público cantou, dançou e profetizou bênçãos de Deus para a cidade de Santa Maria.
Prestigiando o evento pela primeira vez, Luana Lazzarin Toebe, 21 anos, estava acompanhando os shows com amigos e a irmã. Convertida há um ano, ela diz que Jesus merece receber essa demonstração pública de afeto:
– Estou aqui pra agradecer, por que ele está sempre conosco, ele é maravilhoso e não nos desampara. Quando conhecemos Jesus, nossa vida é transformada, encontramos um propósito, entendemos que alguém nos ama.
Além dos shows, o palco foi o local onde palavras de fé e amor foram ditas para aqueles que estavam presentes. O pastor Adão Lemos, 53 anos, participa do evento há muito tempo. Ele conta que ao ver as pessoas celebrando, uma chama de esperança aquece seu peito. Ao falar sobre a Igreja de Jesus, ele relembra a principal mensagem que os seus devotos devem transmitir: paz, amor e esperança.
– Estamos com uma cidade violenta, número de mortes muito alto. E nós acreditamos que quando as pessoas se voltam para Deus e Jesus, a esperança renasce. Então, queremos paz, esperança e amor nessa cidade – comenta.
De acordo com a organização, cerca de 2 mil pessoas eram esperadas para a 22° edição do evento. Logo após o percurso realizado no centro da cidade, o público foi conduzido novamente para a Gare, finalizando o ato.